quinta-feira, 17 de junho de 2010

Detalhes: A criação dos Criadores

Agora que eu já os apresentei oficialmente, posso explicar algumas coisas a respeito dos oito irmãos que criaram Auriana naquela época imemoriável...

[Adicionar paradinha de cortar o texto que o Tiago já me disse onde faz mas ainda não achei! XD]


Primeiramente, a quantidade de deuses tem a ver com o fato de 8 ser o meu número favorito. O octógono sempre foi uma figura que me encantou (não sei explicar por que, já que o hexágono é matematicamente bem mais interessante, mas enfim...) A partir daí, eu modifiquei o conceito de elementalismo pra poder encaixar as coisas da forma que eu queria e adicionei mais 4 elementos além dos clássicos, finalizando, na ordem em que aparecem na lenda:

Terra, Fogo, Metal, Ar, Água, Frio, Madeira e Relâmpago.

Mas eu não queria que os deuses fossem referidos como entidades puramente elementais. Portanto, eu escolhi virtudes e sentimentos para representa-los, de forma que pudessem ser associados aos elementos através daí. Não me parece que eu conseguiria ter a mesma profundidade de significado se eu deixasse o contrário, os conceitos serem buscados dentro dos elementos. Pra mim é mais bonito que um conceito abstrato remeta à matéria. Assim eu dei aos criadores 8 personalidades e virtudes que representam, e seus respectivos poderes sobre os elementos advem delas:


Henkish é associado à justiça, lealdade e segurança. Ele seria aquela pessoa de quem a gente fala "ele é o meu chão" ou "ele é o meu norte", dando a ele o título de O Íntegro. Ele é caracterizado originalmente como um homem negro, e isso deu a ele o título zuado de autoria do Lucas: O Cotista.

Valquira é associada à coragem, renovação e orgulho. Se eu fosse atribuir um personagem a ela, seria com certeza a Xena! XD Também a ela é atribuida à guerra e seu título mais comum é A Guerreira. É uma entidade que vêm com toda a força da TPM! Ela monta um dragão-serpente em chamas, chamado Vulcano (e é por isso que em Auriana os vulcões são assim chamados XD), portando uma alabarda.

Minel é o deus da criação, originalidade e riqueza. Ele tem o estereótipo do ferreiro, ou do artífice, e a ele também são associados trabalho e comércio, sempre portando objetos como martelo e bigorna. O título dele é O Criativo.

Aquim é ligado ao descobrimento, ao amadurecimento e à liberdade. Ele seria bem como a criança curiosa que meche em tudo e pergunta o porque de qualquer coisa sem hesitar (é, minha inspiração foi o Lucas XD... Portanto, fala sem pensar, é teimoso, às vezes arrogante e desnecessariamente implicante, igualmente inspirado no Lucas!!! ¬¬) Esse estereótipo "espírito livre" também garante a ele o talento da divindade da música. A ele também atribui-se as viagens. Seu título, portanto, é O Livre.

Noríbia é relacionada ao conhecimento, raciocínio e temperança. Ela seria uma pessoa que sempre pára e pensa antes de agir, como se fosse uma "irmã mais velha" que dá os conselhos aos caçulas. Também ligada à purificação e cura, conhecida como A Sábia.

Asiren é pacífica, observadora e tranquila. Ela é aquela pessoa que não se abala por nada e é incisiva em suas decisoes e atitudes (bem como o próprio inverno). A ela também é atribuida a conservação e o repouso (minha inspiração não foi uma geladeira, tá?) e seu título é A Silenciosa.

Elnória representa toda a beleza e complexidade das natureza, bem como o equilíbrio e a arte. Ela seria tipo a Fiona, que sai passeando despreocupadamente pela floresta, cantando com os pássaros e observando as flores e o céu, gentil e caridosa com todos, mas que se for desrespeitada vira uma ogra. Seu título é A Bela.

Dailong é um típico monge. Meditação, controle, disciplina, equilíbrio e ordem são suas virtudes. Esse é o único deus que não tem como inferir seu elemento sob esses aspectos, mas ele pode ser atribuido a tal pelo fato de que, como um monge, ele está absolutamente quieto no canto dele, mas quando ameaçado, ataca de forma tão rápida e direta que quando o alvo se dá conta, já está inconsciente no chão. A verdade é que ele foi o último dos deuses que eu criei e só tinha sobrado justamente o Relâmpago dos 8 elementos, portanto, "não tem tu, vai tu mesmo" já dizia minha avó, e o monge foi o que melhor se encaixou. Seu título é O Equilibrado.

E é isso aí... essas foram as minhas inspirações para criar os deuses... seus elementos são induzidos pelas suas personalidades, ao invés do contrário. Acho que isso dá uma riqueza e profundidade a mais aos personagens, que são essenciais pro papel de suma importância que eles desempenham. Devo ressaltar que durante muito tempo eu não tive essa percepcção e quem me ajudou a ter essa visão foi meu antigo professor de desenho. Sou grato a ele também por isso! ^^

4 comentários:

Tiago Panaro disse...

Colocada a quebra de pagina.
Milhares de posts verdes por aqui! Vou postar algo mais preto hoje -.-
Ótimo post Flavio!

Flávio disse...

Mago verde dominando o espaço!!!

Que bom que vc gostou... mas não tem nada mais pra falar...? Nenhum comentario, crítica, dúvida...? '-'

Unknown disse...

Lá vamos nós, eu não sei se essa foi a intenção, mas a profundidade do símbolo(eu acho q é a palavra mais próxima do q vc quer representar falando oq eles representam né?), eu achei extremamente profundos com construções aparentemente meticulosas, colocando o elemento com uma relação com a personalidade na minha opinião muito bem construída, e respondeu uma dúvida q eu tinha, se seriuam deuses com personalidades diferentes assim como nas mitologias, agora eles interfiram em Auriana? Se vão, inetrfirirão mais ativamente(como na mitologia nórdica) ou mais passivamente(como na mitologia grega).
Obs de pouca relevância: para(mesmo sendo verbo) não tem mais acento =X
Eu acho q é isso

Flávio disse...

Ai, porcaria... essa reforma ortográfica vai ser o carma gramatical da minha vida... POR QUE diabos tiraram o acento do verbo?!?! Era tão bonitinho, diferenciado da preposição pelo acento... que raiva... ¬¬

A próxima lenda, que é O Uníssono, e se passa antes de A Criação, desenvolve esse aspecto da intervenção divina no mundo, então é só esperar um pouquinho. Mas já te adiantando, em tese é pra ser mais como os gregos, mas nem sempre isso acontece!

Postar um comentário

  ©A Liga das Pessoas Boas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo