sexta-feira, 18 de junho de 2010

Por que Jogar RPG?

Desde seu surgimento em 1974 o RPG tem trazido horas e horas de diversão para muitos em todo mundo. Para aqueles que ainda não sabem o que é RPG, o Role Playing Game (Que foi traduzido como "Jogo de Interpretação de Personagens) é um jogo onde os participantes assumem o papel de heróis em mundos de fantasia e juntos constroem uma narrativa colaborativa. Como todo jogo o RPG possuí (Normalmente) um sistema de regras, que dita o que pode ou não pode ser feito e como deve ser feito, não impedindo porém a interpretação dos participantes.
Porém nem tudo é festa. O RPG tem sofrido diversas criticas desde sua criação, que vão desde "Satânismo" até "Perda de tempo total". A partir disso, postarei aqui alguns pontos positivos em se jogar RPG.

1. Estímula o convivio social: Sendo um jogo onde o principal objetivo é a criação de uma narrativa colaborativa, para se jogar RPG são necessários pelo menos dois participantes (O mestre e o Jogador), um responsável pela criação do roteiro da história e outro que deverá enfrentar os desafios propostos. Entretanto é mais comum encontrar-mos grupos de RPG que variam de 5 a 7 membros, o que torna o jogo mais interessante e divertido para todos. Uma vez que, os grupos são necessários para o jogo, laços são formados entre seus membros, laços esses que não se limitam às sessões e que normalmente se transformam em amizades reais.

2. Estímula o trabalho em equipe: Diferente dos jogos mais comuns, não há "vencedores" ou "perdedores" em uma partida de RPG. O jogo todo se baseia em um grupo enfrentando desafios, sendo assim os membros desde grupo devem se ajudar, criando estratégias, tomando decisões, ouvindo um ao outro, de maneira a ultrapassar os desafios, desenvolvendo assim o trabalho em equipe.

3. Aprimora a comunicação: Sendo o RPG um jogo de interpretação, os participantes são forçados a se colocar e se expressar da melhor maneira possível. Na pratica, ao encorporar um personagem com caracteristicas de personalidade diferentes das suas, o jogador desenvolve novas maneiras de se expressar e aprimora as que já possuí.

4. Estímula o raciocínio: No intuíto de completar os desafios propostos durante uma partida de RPG, é necessário que os jogadores racicínem sobre suas ações de uma maneira rápida e dinâmica, o que trás benefícios para sua vida.

5. Incentiva a criatividade: Por ser um jogo que depende muito da imaginação de seus participantes, o RPG age como um grande estímulo para a criatividade, aprimorando a capacidade de cada jogador de conceber mentalmente situações e ações.

Existem muitos outros pontos positivos na prática do RPG. Por isso vamos jogar galera!

2 comentários:

Flávio disse...

O fato de ser considerado satanismo a gente simplesmente ignora, pq ninguem em sã consciência e com um mínimo de discernimento leva a sério o que essas "religiões comerciais" pregam!

O fato de ser considerado perda de tempo tem a ver com o conservadorismo e falta de criatividade das pessoas, além de provar o quanto esses indivíduos são incapazes de se colocar no lugar de terceiros e o quão são apegados à realidade e à materialidade, uma vez que não conseguem se desvincilhar desse mundo por poucos instantes.

E o que eu tenho a dizer sobre essas pobres criaturas... PROBLEMA DELAS! Jogar RPG abre muito a mente pra uma série de coisas, como bem enumerado pelo Tiago, então, se elas fazem questão de manter a mente fechada, ótimo! Nós estamos anos-luz à frente e ccontinuamos seguindo!

Quem quiser se juntar a nós será sempre bem-vindo!

Unknown disse...

RPG é uma experiência interessante, com certeza tem benefícios e ser levada como satanista só a torna mais interessante, mas eu não curto, eu já joguei e talz, mas não faz muito meu estilo.

Postar um comentário

  ©A Liga das Pessoas Boas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo