sábado, 10 de julho de 2010

Bem-Vindos a Athas!



Lançado primeiramente pela TSR em 1991, Dark Sun sempre foi um cenário bem diferente para D&D. Cenários como Forgotten Realms e Dragonlance foram baseados na antiga europa medieval, porém Dark Sun apresenta um mundo "morto", um local onde a energia vital do planeta foi sugada quase que totalmente pelo uso inescrupuloso da magia arcana, onde armas de metal são raridades e água é o bem mais valioso. Agora Dark Sun retorna em toda sua glória para D&D 4ª edição. Sendo assim, que tal aprendermos um pouco mais sobre este mundo?
1. O Mundo é um Deserto:  Athas é um planeta arido e quente, coberto por um infinito mar de dunas de areia. Temperaturas normalmente variam dos 37ºC no início da manhã e 54ºC por volta da tarde. O vento é seco e quente não oferecendo nenhum alivio para o calor infernal.
Neste mundo sem vida, cidades e vilas existem apenas nos poucos oasis e planícies verdejantes. Em alguns lugares não chove por anos, e mesmo nas áreas férteis a chuva só cai durante algumas poucas semanas dando lugar ao sol escaldante durante quase todo ano. O mundo fora das muralhas das cidades não passa de uma imensidão desértica salpicada por nômades, mercenários e monstros famintos.
Athas nem sempre foi um mundo desértico. Antigas construções de pedra datam de uma época em que o mundo era coberto por oceanos e rios. Athas já foi um mundo de natureza exuberante, porém este mundo foi corrompido.

2. O Mundo é Selvagem: A vida em Arthas é curta e brutal. Criaturas famintas, escravocratas gananciosos, hordas de criaturas inumanas abundam no deserto. Nas cidades a vida é um pouco melhor, cidades essas que são governadas por tiranos imortais e nas quais a escravidão é comum, milhares passam suas vidas acorrentados servindo a mestres perversos. A cada ano centenas de escravos são enviados para a morte na arena de gladiadores, sendo este o grande espetáculo para a população. Caridade, compaixão, bondade são características que existem, porém são raras. Somente um bobo tem esperança de encontra-las.


3. O Metal é Raro: A maior parte das armas e armaduras encontradas em Dark Sun são feitas de osso, peles, madeira ou pedra. Armaduras de metal só existem nos tesouros dos Reis Feiticeiros, governantes das cidades estado. Armas de metal são de valor inestimável, e é comum aventureiros passarem toda sua vida sem encontra-las.

4. A Magia Arcana Destrói o Mundo:   O uso indevido da magia arcana foi o que transformou o mundo na imensidão sem vida que é hoje. Para conjurar uma magia arcana em Athas é necessário sugar a energia vital das coisas ao seu redor, plantas se transformam em cinzas, dores insuportaveis se abatem em criaturas próximas e o solo se torna estéril. Nada volta a crescer naquele local. Mas é possível se conjurar uma magia com cuidado para não destruir mais ainda o mundo de Athas, porém a corrupção é mais poderosa do que a preservação. Por isso os conjuradores arcano são perseguidos e odiados, as pessoas não se dão ao trabalho de destinguir aqueles que preservam daqueles que corrompem. Somente os mais poderosos podem utilizar magias arcanas sem temer represálias.

5. Os Reis Feiticeiros Governam as Cidades: Poderosos feiticeiros governam todas menos uma cidade estado de Athas. Tais seres matem seu trono a séculos, nenhum ser vivo é capaz de lembrar do tempo antes dos reis feiticeiros. Alguns são brutais e cruéis, outros são mais sutis em sua tirania. Muitos ainda sim são leais a tais criaturas, recorrendo a elas em busca de poder e riquezas. Somente a cidade estado de Tyr mantém sua liberdade, porém já existem forças a fim de acabar com tal sonho.

6. Os Deuses estão em Silencio: A muito tempo atrás Athas era um mundo verdejante e cheio de vida, até que uma investida brutal dos Primordiais sobrepujou o poder dos deuses. Hoje em dia, Athas é um mundo sem divindades. Não existem clérigos, ou paladinos, ou profetas, nem ordens religiosas. As ruínas de templos antigos são a unica lembrança de um tempo onde os deuses falavam com os homens. Agora nada mais se ouve além do sussurrar do vento no deserto.
Devido a falta de poder divino em Dark Sun, outros tipos de poderes surgiram como o poder psionico que é muito comum em Athar. Até simples criaturas do deserto podem possuir poderes psionicos poderosos. Além disso, druidas e shamans louvam os espíritos elementais da natureza.

7. Raças Familiares são Diferentes em Athas: Neste mundo muitas das raças normais do D&D são diferentes. Na maioria dos cenários de campanha os elfos são seres sábios habitantes das florestas, aqui os elfos são nomades do deserto, ladrões e mercenários. Halflings, que normalmente são um povo gentil que mora próximo a rios ou nas colinas, aqui são xenofóbicos, caçadores e canibais. Goliaths, ou meio-gigantes como são comumente chamados, são mercenários brutais que servem de guardas de elite para os Reis Feiticeiros.

É isso galera!
Ta aí uma introdução bem básica do cenário de Dark Sun. Essa introdução eu fiz baseada nas informações dos D&D Encounters Dark Sun então muita coisa daí deve se manter para o cenário oficial. 
E aí gostaram de Dark Sun? 

3 comentários:

Unknown disse...

XDDDDD eu acho q o Flávio não gostou muito da limitancia dos poderes arcanos,mas certamente é um ambiente muito interessante, uma população ttalmente carente, liderada por líderes luxosos, num clima desértico, acho q já vi isso em algum lugar XDDD

Postar um comentário

  ©A Liga das Pessoas Boas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo