História de Dark Sun - Parte 1: A Era Azul
Olá pessoal!
Começo hoje uma série de posts semanais sobre a história de Dark Sun, então a cada semana vocês terão aqui mais uma parte da história desse grande mundo desértico.
Espero que se divirtam! Sem mais delongas aí vai!
A Era Azul
No inicio o mundo era um quase infinito oceano azul. Acima dele, uma chama azulada brilhava intensamente no coração do sol. Havia terra, contudo, pântanos, campos alagados e picos das montanhas que surgiam em meio às ondas. E a vida era abundante.
Foi em um desses pântanos, na região onde hoje se localiza o Vale de Tyr, que a maior civilização que Athas já viu surgiu. Ela se concentrava na cidade de Tyr’agi, uma linda cidade de muitas cores e construída totalmente em harmonia com a natureza.
Os responsáveis por tamanha maravilha eram chamados de Halflings. Agora aposto que está pensando, como os bárbaros Halflings de hoje em dia foram capazes de tamanha façanha? Digo desde já que estes Halflings não eram os mesmos que hoje vagam por Athas. Eles não eram canibais, tinham cabelos curtos e bem cortados, vestiam roupas elegantes e possuíam grande conhecimento sobre a natureza e da maneira como podiam moldá-la. Seus instrumentos e ferramentas eram criaturas vivas modificadas por eles para que realizassem diversas funções no dia a dia.
Estes Halflings eram os mestres do mundo. Coletavam tudo que precisavam do oceano e criavam tudo que precisavam manipulando os princípios da natureza. Não possuíam poderes arcanos, nem psionicos, e pouco entendiam sobre os poderes divinos, porém eles eram mestres da natureza e de seus poderes primais, isso era mais do que suficiente.
Porém nem tudo era perfeito. Havia uma parcela desta população que não se contentava em somente em trabalhar os recursos naturais levando em consideração seus limites, eles tentavam forças estes mesmo limites numa tentativa de moldar a natureza de maneira nunca antes vista. Muitas guerras aconteceram entre estes dois grupos, mas nenhum dos lados realmente saiu vitorioso.
Foi um destes experimentos que levou ao final da Era Azul. Os halflings tentaram aumentar a capacidade do mar de sustentar vida para que o número de plantas e animais que eles criavam pudesse aumentar. O experimento não teve sucesso e o mar começou a morrer. Uma mancha marrom e fétida se espelhou pelas ondas matando tudo aquilo que tocava. Muitos dos Halflings entraram em pânico e tentaram achar formas de se proteger, outros poucos permaneceram em Tyr’agi em busca de uma cura para o oceano.
Infelizmente não haviam salvação para a Era Azul. A vida em Athas não tinha chance, e os Halflings foram obrigado a observar a ruína de tudo que construíram e esperar o inicio de uma nova Era.
3 comentários:
Um post por semana?! Que chato... posta mais!
E sobre essa parcela da populaçao que não se contentava? Como eles lutavam? Que poder usavam? Quando começaram a guerrear? Onde viviam?
Que experimento foi esse? Como funcionava? Como pretendia aumentar a capacidade do oceano e o que exatamente deu errado nele pra dar pra trás? Como o oceano secou depois disso? Como os halflings se protegeram?
Adicionando outra pergunta as do Flávio, q outros experimentos foram tentados?
E o período de transição me parece uma época muita interessante
Então, tentarei responder algumas perguntas com especulações, não há informações tão especificas no livro que eu li até agora.
@Flavio
Essa parcela "rebelde" da população provavelmente também possuía poder sobre a natureza (Algo como o poder primal que temos agora, só que mais forte).
Sobre o modo que lutavam o livro comenta sobre armas e armaduras feitas de criaturas vivas, as mesmas que eles modificavam para utilizarem como ferramentas.
Não dá pra saber exatamente quando as guerras começaram, o livro não me dá essa informação. Mas eram grupos com ideais opostos, provavelmente não encontraram uma saída pacifica e foram a guerra.
Onde viviam? Provavelmente nas mesmas cidades inicialmente, talvez tentassem expulsa-los, realmente num dá pra saber, não há informações.
Realmente não sei como foi o experimento. Minha teoria como já disse é que eles tentaram aumentar o numero de criaturas da base da cadeia alimentar, como as algas marinhas, porém houve um crescimento demasiado dessas criaturas que levou a morte dos outros seres vivos, assim como acontece no fenômeno Brown Tide de verdade.
Como os Halflings se protegeram, veja o outro post.
@Takeno
Cara, não há informações sobre outros experimentos, mas suponho que a todo o momento eles tentassem criar novas coisas e desenvolver novas utilidades para o que eles já tinham. A excessão seria o grupo que tentava forçar a natureza além dos seus limites, esse grupo devia realizar experimentos seguindo essa linha.
Postar um comentário